X
Dia dos Avós! Comemore com o tamanho do amor que você sente por eles

No próximo dia 26 de Julho, comemoramos o Dia dos Avós, tanto no Brasil, quanto em Portugal. Essa data, que tem suas origens na tradição católica, busca homenagear aqueles que são nossos pais duas vezes. Ainda que não seja tão conhecida como o Dia das Mães e o Dia dos Pais, o Dia dos Avós merece a devida atenção e é uma oportunidade de retribuirmos um pouco do mimo e carinho que eles deram aos netos e filhos durante a vida toda.

No post de hoje, vamos explicar mais sobre a origem dessa celebração, o Dia dos Avós, e te ajudar a escolher o melhor presente para eles. Vale ressaltar que os nossos avós costumam ter gostos e preferências diferentes que nossos amigos ou até mesmo nossos pais. Isso porque eles são de uma geração mais distante, que valoriza a simplicidade e os bons momentos. Mas isso a gente já já te explica:

Origem do Dia dos Avós

Dia dos Avós

Foto Pexels

Como comentamos anteriormente, a celebração do Dia dos Avós em 26 de Julho é exclusiva ao Brasil e Portugal. Não que no resto do mundo não se celebre a memória dos avós, mas o dia varia de região para região. A responsável por lutar pelo reconhecimento do Dia dos Avós nesses países é a portuguesa Ana Elisa do Couto. Nascida em 1926, na pequena cidade de Penafiel, região do Porto, a avó de quatro netas e dois netos tornou-se missionária da causa dos avós durante os anos 80 e definiu o dia 26 de Julho em celebração ao dia dos Santos Ana e Joaquim, pais de Maria, mãe de Jesus Cristo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o motivo da comemoração do Dia dos Avós nesta data específica, que tal conhecer um pouco mais sobre a história por trás desses Santos tão importantes? Ainda que não se encontrem muitas informações nos livros canônicos a respeito dos pais de Maria, a história de Joaquim e Ana é relatada no evangelho apócrifo de São Tiago.

Conta-se que no século I a.c., Ana e Joaquim viviam em Nazaré e sonhavam em ter um filho ou filha, mas durante vinte anos de casado não obtiveram sucesso. Já com a idade avançada, Joaquim jejuou por 40 dias e 40 noites, esperando que Deus recompensasse seu sacrifício com a alegria do nascimento de uma criança. Durante o tempo que seu marido esteve jejuando, Ana acreditou que o mesmo tivesse morrido, e orou fervorosamente pela vida de Joaquim e por um bebê. Anjos do Senhor então apareceram para os dois, afirmando que Ana já estava grávida e que teria uma filha cuja missão na Terra seria muito importante. Ao nascer, a menina foi batizada Maria. Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. E juntos, Santa Ana e São Joaquim são os padroeiros dos avós.

Pense no que os avós valorizam de verdade

Dia dos Avós

Foto Pexels

Na hora de planejar como comemorar essa importante celebração, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. Hoje em dia vivemos tempos fluidos, nos quais não conseguimos conviver entre parentes queridos com tanta frequência. Às vezes sequer vemos os membros da nossa família com os quais moramos junto! E quando nos referimos a nossos parentes mais idosos, que já estão aposentados e não possuem o mesmo ritmo de convivência social que nós, não dar a devida atenção pode levar a quadros de solidão e doenças como depressão.

Tendo isso em mente, se você quer oferecer o melhor presente para o Dia dos Avós, deve descartar superficialidades ou produtos com os quais os avós não se conectem. Se pensa em dar um tablet como presente, que seja para aproximar a distância entre vocês e realizar chamadas de vídeo em família. Se pensa em dar um acessório ou peça de roupa para seu avô ou avó, que o intuito seja convidá-lo para usar em um evento social, como um jantar ou almoço. O presente em si, não deve ser o foco, mas sim o motivo pelo qual você está oferecendo e a sua utilidade.

Momentos são mais importantes do que bens materiais

Dia dos Avós

Foto Pexels

Ainda que tenha um simbolismo gigante, o Dia dos Avós não têm causado um apelo comercial tão expressivo frente ao varejo tradicional. O impacto das compras para essa data comemorativa é limitado e não chega a alterar dados de desempenho do comércio. Uma das possíveis razões para isso é que se trata de uma celebração de final do mês. Depois do dia 15, o brasileiro geralmente está com menos dinheiro, e isso se agrava em momentos de crise. Assim, também é importante planejar a compra do presente para o início do mês ou já incluí-la no seu orçamento.

No entanto, como comentamos no tópico anterior, o que os avós realmente valorizam são os momentos com os seus netos e demais familiares. Quando você envelhece, não pensa mais em acumular bens, pois o momento de partir pode estar próximo. Por isso, na hora de decidir pelo seu presente, lembre-se daquela famosa música do Natiruts “Não te trago ouro, porque ele não entra no céu [...] Te trago os meus versos simples, mas que fiz de coração”.

O afeto genuíno entre familiares é o presente que a maioria dos avós gosta de receber. São essas entregas que mostram carinho e emocionam. E elas podem ser traduzidas em lembranças como cartões com dizeres especiais, porta retratos com fotos de momentos marcantes, desenhos de crianças, entre outros.

O Mosaico de Fotos do Café Printer como presente para Dia dos Avós

Dia dos Avós

Uma alternativa de presente que tem se tornado bastante popular é o Mosaico de Fotos, e nós do Café Printer te damos dois motivos do porquê ele é ideal para presentar os seus avós no dia 26 de Julho. O primeiro motivo é que avós valorizam fotos impressas, pois nasceram em uma geração que não existia Facebook e Instagram. Podemos observar o quanto eles gostam de fotos ao entrarmos na casa de muitas vovós e vovôs e nos depararmos com diversos porta retratos. O segundo motivo diz respeito ao processo de montagem do mosaico. Colar cada uma das 35 fotos que compõem o nosso mosaico nos faz recordar de momentos marcantes com nossos avós e com certeza tirará muitas lágrimas deles.

Se interessou por essa ideia? Saiba que você está muito perto de torná-la realidade! O mosaico de fotos do Café Printer pode ser encomendado totalmente online, através do nosso site. Basta selecionar 36 fotos, sendo uma delas o destaque principal (lógico que essa foto seria dos avós) sob a qual será montado o mosaico, enviar para nossos especialistas e nós retornaremos com um quadro emoldurado no formato 39 X 29 cm. Lembrem-se! As 35 fotos que formam a imagem principal, os avós, são dos netos. As fotos são impressas no tamanho 5 X 5 cm em adesivos de papel especial, que serão colados a uma uma base de mdf adesivada em vinil e numerada, na qual você e seus queridos avós poderão montar juntos, como se fosse um álbum de figurinhas. O Café Printer também realiza encomendas sob medida, com dimensões superiores ao formato padrão, e possibilita a inclusão de frases sobre a arte final.

Leave a Comment